Solar Meninos de Luz Solar Meninos de Luz

Solar Meninos de Luz recebe espetáculo Manuel Bandeira, Estrela da Vida Inteira

29 de abril de 2013
Imprensa

Balão, pião, máquina de escrever, músicas e brincadeiras de rua! No dia 29 de Abril, o Solar Meninos de Luz recebeu a peça infanto-juvenil “Manuel Bandeira do Brasil – Estrela da Vida Inteira”, com argumento e músicas originais de Ronaldo Mota e Cristiano Mota, e direção de Claudio Mendes. A montagem, recomendada para crianças acima de oito anos, foi apresentada para cerca de 200 alunos da instituição e trouxe a história do grande mestre modernista contada através de sua própria poesia.

As situações dramáticas são pontuadas por 14 canções criadas especialmente para a peça, a partir de poemas como “Irene no Céu”, “O pardalzinho”, “A Estrela” e “Neologismo”. Cerca de 200 alunos assistiram ao espetáculo e ficaram encantados com tanta riqueza no cenário, na apresentação das músicas. Olhos fixos em cada detalhe, e muitas palmas no final!

Idealizada pelos irmãos Ronaldo e Cristiano Mota, a peça propõe uma viagem pela vida de Manuel Bandeira, que começa no Recife de sua infância. “Manuel Bandeira do Brasil” trouxeno elenco de atores-músicos, além de Ronaldo Mota e Cláudio Mendes, Ana Carbatti, Isadora Medella, Pedro Rocha e Rodrigo Lima. A direção musical e arranjos ficaram a cargo de David Tygel, cenários e figurinos de Carlos Alberto Nunes e iluminação de Aurélio de Simoni.

Na porção musical, os irmãos Mota compuseram mais de uma dezena de canções, sendo a maioria delas feita de poemas de Bandeira, na íntegra ou parcialmente. Alguns poemas musicados foram “Trem de Ferro”, “D. Janaína”, “A Estrela” e “Canção do Vento e da Minha Vida”. O restante são canções compostas em homenagem ao escritor e/ou citando trechos de seus poemas. As músicas serão tocadas ao vivo em instrumentos populares como viola caipira, zabumba, triângulo, rabeca, tambor de folia, tambor de congado, charango e sanfona.

Instrumentos regionais, iluminação e cenário também foram inspirados em manifestações culturais e populares do Brasil, com muitas cores, fitas e vidrilhos, lâmpadas e bandeirolas. A peça ainda resgata brincadeiras populares e infantis, especialmente as de rua, que estiveram presentes nas poesias e crônicas do poeta pernambucano.

Conheça mais sobre
o Solar Meninos de Luz

Nossa estrutura
Agende uma visita
Nossos projeto